Sobre

Olá! Meu nome é Paulo Teixeira e eu sou especialista em SEO, link building, automatização de processos Seo e White & Black Hat. Sou também professor em alguns cursos de SEO, Servidores na internet e, além desse blog que você está lendo eu também tenho um canal no Youtube, com o mesmo nome onde publico dicas relacionadas a minhas especialidades.

Muita gente me pergunta sobre minhas origens e quer saber da minha história.

Ela tem muito das histórias dos meus alunos e muito também de pessoas que trabalharam comigo. Não tive nenhuma grande diferença, a não ser o trabalho que eu dediquei ao SEO e técnicas correlatas, que são a minha grande paixão.

Vou contar mais das minhas origens e de como elas me trouxeram aqui, vou contar de onde veio tanto amor pelo SEO, pelo link building, automatização de processos envolvendo técnicas seo, pelos produtos afiliados e pelo White & Black Hat, que me traz tantos resultados nas várias formas em que eu os aplico em meus projetos e também em clientes com minha consultoria seo.

Paulo C. Teixeira - Blog Fica a Dica

A origem e os primeiros passos para o SEO

Pega um café que vamos começar! 🙂

Eu nasci em Canoas, no Rio Grande do Sul, e sempre fui uma pessoa extremamente curiosa. Como todo o garoto nascido nos anos 80 e que teve sua juventude nos anos 90, eu era totalmente fascinado pela ideia da internet.

Eu amava o computador que tinha ganhado quando tinha uns 10 anos de idade e o quanto eu podia explorar com ele. Antes mesmo de ter acesso à internet eu já explorava todas as pastas e procurava entender todos os processos daquela máquina maravilhosa, o que só se expandiu quando eu tive acesso à internet pela primeira vez.

A internet foi algo fantástico e eu amei cada momento que eu tinha disponível para explorá-la. Para um jovem naturalmente curioso, a internet era uma fonte sem fim de conhecimentos, e eu ainda tinha a chance de usá-la para conversar e conhecer pessoas.

Eu realmente gostava de tudo aquilo, e como muitos adolescentes da minha época. Eu tinha muita vontade de trabalhar com internet de alguma forma. Por isso mesmo eu aprendi web design, em uns tutoriais e cursos que tinham um pouco de inglês junto.

Eu comecei fazendo alguns sites para amigos, para mim, fazia sites para clans de games que eu gostava, enfim, assim começava. Então consegui meus primeiros “freelas”, porque alguns colegas queriam entrar no mundo da internet com pequenos websites, banners e coisas do tipo.

Sim, nessa época o Seo nem existia, a web era alimentada por diretórios como o site CADÊ, e pelo que eu sabia na época, as informações eram inseridas por humanos, então o termo S.E.O. que quer dizer otimização para motores de busca… nem existia!

Eu realmente me esforcei e me preparei com muito mais conhecimento (conseguido das mais variadas formas, com curso e aulas diversas, tudo ainda gratuito). Depois disso eu percebi que tinham técnicas que os especialistas usavam lá fora que eram muito melhores do que as usadas até então aqui. Por isso mesmo eu decidi começar a estudar tendo como base os sites americanos, e eu consegui.

Tudo isso, obviamente, começou a dar frutos.

Entre muitos banners e pequenos websites criados, cadastros em diretórios de buscas(Seo da era dos Dinossauros), a coisa começou a ficar mais séria e acabei gerando uma renda para ajudar nas despesas de casa e pagar minhas contas.

Em menos de um ano eu troquei meu PC por um muito melhor e já iniciava minha jornada de micro empresário.

No site desta minha pequena empresa coloquei mais um monte de coisas, fazia site, hospedava, registrava domínio, criava banners, e…. cadastrava os sites nos diretórios de busca. Bem, na época eram aqueles dinossauros como: Altavista, CADÊ, Yahoo e diversos outros estrangeiros. Eu já estava aprendendo SEO antes mesmo de saber exatamente do que se tratava. Era o começo do Seo pra mim.

A partir dai foram alguns anos a frente da pequena empresa, mas como era uma “muito micro pequena” empresa, acabei por receber uma proposta para cuidar do setor web de uma cessionária da Embratel e lá fui eu, aceitei.

Mantive minha empresa e o segundo trabalho durante alguns meses, até que consegui me profissionalizar de verdade e fazer com que minha empresa se tornasse uma agência digital full-service, mudando seu nome para INOWEB, que quer dizer INOVAÇÃO PARA WEB, e profissionalizando de vez o leque de serviços oferecidos. Agora não mais pequenos sites, mas sim sites profissionais, depois a grande onda do e-commerce, campanhas adwords, seo “de verdade” enfim… rs… e tantas outras coisas que uma agência digial full-service oferece.

A INOWEB e o caminho para o sucesso

A começo da realização de um sonho, minha agência digital era tudo que sempre quis. Essa é uma época da qual eu tenho mais orgulho da minha vida, já que essa foi uma das fases mais difíceis que eu passei. Fazer meu nome e o da minha empresa não foi nada fácil, e eu decidi começar com algo que era pouco comum na época. Oferecer sites, mais tarde, como já comentei, imergir no novo mundo do e-commerce(super novidade na época), e foi aí que a “coisa” criou corpo.

Posso dizer que a mudança de foco de websites para e-commerce é que me levou para um patamar completamente diferente, pois era a novidade da época. Uma das grandes incentivadoras para eu trabalhar com e-commerce + adwords foi minha namorada, atual esposa, uma das pessoas mais inteligentes que conheço e que sempre confiou em meu trabalho, muito antes de qualquer outra pessoa que mais achava que “internet” era coisa de desocupado ou coisa pior…

Eu consegui uma quantidade enorme de trabalho, que rendeu um bom dinheiro que me permitiu continuar trabalhando, expandindo e abrindo um novo escritório.

Consegui muita coisa depois disso. A INOWEB foi se tornando um sucesso cada vez maior, a ponto de eu colocar alguns designers fixos, programadores e equipe de vendas na empresa para que eu pudesse apenas gerenciar toda a operação.

A paixão por desenvolver estratégias e SEO

Em uma posição de maior conforto e com uma equipe que eu sabia que poderia contar, comecei a estudar novas formas de se destacar no mercado, a menina dos olhos da vez foi o SEO. Todos queriam o topo, mas nem todos queriam investir em Adwords.

Comecei a me aventurar em novas técnicas de SEO, bem deixa eu ver… muito antes de 2013 que foi quando o Google começou a ser mais severo com práticas de Seo.

Era definitivamente muito divertido posicionar sites e trazer para as primeiras posições os projetos de nossos clientes.

Conheci diversas ferramentas que ajudavam a automatizar processos de cadastros em diretórios e criava milhares de backlinks de forma bem rápida.

Era tudo em massa, o programa rodava em algumas horas e criava 1 milhão de cadastros, coisa louca que só na época dava para usar com segurança.

Depois de muitos testes e sucessos em uma era que o Google fazia vista grossa ou nem sabia tanto assim de estratégias de automatização e manipulação de links, felizmente fui aprendendo a fazer tudo da melhor forma. Automatizar processos de Seo de forma que fosse uma simulação humana com mais segurança e controle.

Ao longo da jornada tive o prazer de descobrir mais e mais ferramentas que poderiam economizar muito tempo de cadastros e ações manuais. Definitivamente era um novo Seo pra mim e para meus clientes.

Um novo desejo de mudança

Mas como tudo na vida, uma hora você quer mudança. Eu fui percebendo, enquanto me dividia entre as preocupações com os negócios que sustentavam meu estilo de vidas e todas as possibilidades que a internet me permitia, que eu poda fazer mais, com menos stress e voltar a trabalhar de casa, que era algo que eu sentia falta.

Na verdade eu sentia falta da liberdade de poder eventualmente sair, deixar o trabalho um pouco de lado e aproveitar um pouco a vida. Com todas essas possibilidades, eu definitivamente podia aproveitar ainda mais e fazer o que realmente gostava, que era criar estratégias, pensar em como ultrapassar concorrentes, superar o estado atual, enfim, justamente o que eu acabava fazendo com SEO.

Eu comecei então a pensar como mudar dessa agência digital para ser o consultor de SEO que sou hoje, e isso acabou acontecendo da forma mais natural possível.

A mudança da agência para a consultoria

Você já teve a sensação de que o universo às vezes capta as suas intenções e te permite fazer exatamente o que você quiser, especialmente quando você é dedicado ao que você faz? Eu comecei a reparar, devagar, que os fluxos de sites e outros serviços que a agência estava fazendo estavam diminuindo gradativamente. Talvez fosse a época, talvez a crise que o mundo todo passou, ou talvez fosse só minha energia me direcionando para outro caminho na vida.

Comecei a perceber que aquele estilo de trabalho, a correria de uma agência, os contratos, a coordenação de equipe, enfim, nada daquilo mais combinava com meus desejos de vida.

Isso foi um processo um pouco triste em alguns aspectos, porque eu lutei e dei muito sangue para montar a agência, fiz muitos amigos, tanto clientes quanto colaboradores, dois deles viraram sócios da agência após seu grande destaque, mas acabei fazendo a opção pela vida e decidi planejar minha partida e venda da empresa para os outros sócios.

Eu precisava me preparar da mesma forma. Para isso aumentei consideravelmente meus projetos em SEO e coloquei mais lenha na fogueira da automatização. Juntamente com isso eu encontrei no mercado de afiliados outra situação na qual as habilidades que eu conhecia até então seriam muito bem desenvolvidas da mesma forma.

Essas habilidades se tornaram indispensáveis e extremamente eficientes quando eu realmente comecei a precisar delas. Voltar a trabalhar de casa se tomou uma experiência maravilhosa. Eu tinha a minha liberdade de volta, de trabalhar quando era melhor para mim, de fazer meus horários, de parar e tomar um café. De sair com minha esposa para ver um filme, de ir a praia em plena segunda-feira.

Com tudo isso, eu concluí que era assim que eu queria trabalhar pelo resto da minha vida.

Os cursos e tudo o mais

Como todo o começo, não foi fácil sair da rotina de ser proprietário de uma agência para partir apenas com SEO e link building.

Como eu quase não tinha clientes, eu tinha muito tempo para os meus projetos. Que já começavam a dar uma boa renda e permitir que eu trabalhasse de forma especialmente eficiente e diferenciada.

Depois disso começaram a vir os frutos realmente interessante de toda a minha jornada. Sem me dar exatamente conta disso, eu tinha me tornado um tipo de especialista em SEO, Black e White Hat e link building. Eu percebi que as pessoas vinham me perguntar às coisas e eu acabava gastando um tempo razoável respondendo sempre as mesmas perguntas. E sempre de graça.

Foi quando eu tinha percebido que tinha me tornado um professor!

Ao vivenciar isso eu me lembrei da época na agência onde eu ensinava os estagiários a criar os primeiros projetos, colocar no ar e enfim otimizar para aparecer nos buscadores. Percebi então que desde sempre eu gostei de ensinar pessoas, meus estagiários eram geralmente muito novos e eu escolhia os que realmente tivessem vontade de aprender, entravam secos e saiam ótimos profissionais.

Apesar de nunca ter feito curso superior para isso, eu sempre gostei de ensinar, e decidi que isso poderia ser uma boa forma de conseguir melhorar as minhas possibilidades de renda.

Nesse caso comecei com o meu canal no Youtube e blog Fica a Dica, de forma natural após alguns meses fui convidado por um colega para ser um dos professores de um dos maiores cursos de Ferramentas Seo White & Black Hat do Brasil, o Seopapese.

De lá pra cá as coisas foram melhorando de forma natural, pude assumir projetos prestando consultoria seo a clientes de uma forma diferente como eu fazia na agência, pois agora era algo mais pessoal, mais próximo do projeto e sem tanta pressão com vários fatores envolvidos.

Meu tempo era dedicado exclusivamente ao que eu sabia fazer de melhor, estratégias SEO.

Também pude focar em meus projetos pessoais de monetização em mercado de afiliados e Adsense.

Fiz importante parceria com grandes profissionais da área como meu amigo João Martinho, lancei um novo curso para ensinar a montar servidores de hospedagem, o curso Servidores na Prática, e iniciei um novo e grandioso projeto com meu outro grande amigo Paulo Carvalho para ensinar SEO do A ao Z em um novo curso que está por vir.

Foi um prazer me apresentar a você

Agora que você já sabe de onde eu vim e de todas as minhas qualidades e especializações, vai ser um prazer estender as nossas relações de várias formas possíveis:

  • Você pode curtir minha Page no face, onde eu posto as informações que publico aqui.
  • Você pode assinar meu canal do Youtube, onde as informações são passadas com uma linguagem simples, mas eficiente, acessando aqui.
  • Você pode comprar meus cursos, tanto o Seopapese quanto o Servidores na Prática são excelente e vão te dar excelentes ferramentas, independente da sua experiência
  • Você pode contratar uma das minhas consultorias seo por aqui

Espero encontrar você novamente, por qualquer um desses canais. Até mais!

Sobre
4.9 (98.57%) 42 votes
error: